Estação meteorológica da LSI-Lastem para aplicação fotovoltaica
O desempenho ideal das instalações de painéis fotovoltaicos em operação é restringido pelas condições ambientais e pela presença de sujidade nas superfícies dos módulos fotovoltaicos. Os principais parâmetros ambientais, como a radiação solar – matéria-prima básica do sistema, e as temperaturas, influenciam o seu desempenho. No entanto, existem fatores com menor peso, como a velocidade e direção do vento e a precipitação, que também determinam a diferença entre o seu potencial rendimento e o desempenho real medido.
A estação meteorológica projetada para monitorização ambiental em painéis fotovoltaicos, através de sensores para cálculo do Índice de Desempenho (Piranómetro, Temperatura do Ar, Temperatura da Superfície do módulo fotovoltaico) são acompanhados por um Sensor de Irradiância Difusa, Velocidade e Direção do Vento ou por um Sensor de Distância de Tempestade e um Pluviômetro para medição da precipitação e um sistema para monitorização de sujidade.
Pode ser integrado o sistema de campo para aplicação de taxa de desempenho fotovoltaico, através do módulo Modbus Sensor Box, conectando os sensores ambientais com os sistemas PLC/SCADA via Modbus RTU de forma mais simples e rápida. O módulo pode ser facilmente conectado com sensores de Irradiância Global, cada um com seu próprio valor de sensibilidade, sensores de temperatura (superfície do módulo fotovoltaico e de ar), velocidade do vento e sensores de distância frontal de tempestade.
Características:
– Monitorização da instalação fotovoltaica através dos parâmetros metrológicos dos sensores.
– Proteção contra riscos durante eventos extremos graças aos sensores de velocidade e direção do vento e ao sensor de distância de tempestades
– Conexão por Modem a servidores remotos e ao sistema PLC/SCADA através Modbus RTU ou TCP
– Configuração de limites e alarmes através de SMS, e-mails ou ativação de dispositivos locais com saídas elétricas